sábado, 10 de janeiro de 2015

Grande Rota do Zêzere - 2ª parte - Dia 6

Chegar a Valhelhas era o meu 1º objectivo para este dia. Depois de passar por Vale Formoso encetei por uma série de caminhos pelo meio de pomares.



Foi num destes pomares que tive um erro de navegação, não por culpa minha mas sim por culpa de sinalética em falta. Comecei a andar sem ver marcas, nem sequer uma marca de continuidade havia. E quando cheguei à EN232 e não as encontrei tive a confirmação de que estava a andar fora da rota. Decidi então seguir pela estrada asfaltada até Valhelhas pois sabia que a GRZ passava por lá e depois seguir o sentido inverso ao que estava a fazer para vir de encontro ao local onde me tinha desencontrado da GRZ. Não foi preciso ir até Valhelhas pois mais à frente na EN232 volto a encontrar a sinalização perdida. Voltei então para trás pela GRZ e o que me tinha levado ao engano foi a falta de sinalização numa curva do pomar. Se calhar consequência dos muitos trabalhos agrícolas que por aqui parece haver. Só mesmo com o track no GPS é que daria para passar sem enganos.

Valhelhas à vista

Em Valhelhas foi o cabo dos trabalhos com a sinalização. Na estrada de terra que faz a aproximação à aldeia deixou de haver marcas de sinalização. Suspeitando que ia fora de rota resolvi voltar para trás, atravessar a ponte antiga e seguir pelo asfalto até à aldeia e aí achar de novo a rota e voltar atrás para remendar o engano. Chegado lá procurei o restaurante local, que se encontrava fechado. Como alternativa abasteci-me na mercearia da terra. Como não sabia o sentido da rota resolvi ir pelo que me parecia mais lógico, indo em direcção ao parque de campismo e praia fluvial. Também aqui as marcações são escassas.

Praia fluvial de Valhelhas

Quando chego à estação intermodal de Valhelhas é que vejo que tinha seguido a variante GR33.1 Consultando as placas sigo pela GR33 até ao ponto onde tinha decidido voltar atrás. Surpresa!!! Estava no caminho certo da 1ª vez! Que falta faz haver aqui marcas de ontinuidade a assinalar caminho correcto. 


Almocei na estação intermodal e depois segui pela GR33. Andei cerca de 2km com sinalização mas depois ela eclipsou-se. Estava a afastar-me do rio e a subir bastante. Não valia a pena, perdi o amor a 2 horas de caminhada e decidi voltar para trás e seguir pela GR33.1 Sabia que as duas opções de rota passavam no Vale de Amoreira. Desconheço o porquê de haver esta variante. Contas do dia: caminhei 27,8 km mas apenas aproveitei 15,9 km para o track GPS.



Sem comentários:

Enviar um comentário