domingo, 7 de dezembro de 2014

Grande Rota do Zêzere - 2ª parte - Dia 3

O dia começou cedo e com uma dificuldade. E não, não estou a referir-me ao muito frio que estava, apesar de ir ser um dia de sol. Foi a passagem do rio para Dornelas do Zêzere, que foi feita sobre um paredão sem guardas. O cuidado foi redobrado.
Continuaram os trilhos desafogados à semelhança dos dias anteriores, sem vegetação alguma a incomodar, um mimo portanto para quem vier de bicicleta. Será isto um prenúncio da aproximação dos maciços da Gardunha e Estrela? 
E continuou também o deleite com as paisagens, sempre com o rio como companhia. Antes da aldeia da Barroca, passei por uma mini-hídrica. 

Barragem da Barroca

Também nesta zona existem gravuras-rupestres possíveis de se visitarem. Mas não me demorei aqui pois as visitarei quando percorrer o percurso do xisto da Barroca noutro dia e com calma. Para chegar à Barroca tive que atravessar o rio por uma ponte metálica. Na aldeia parei numa mercearia para abastecer de víveres e tomar o pequeno almoço.

Ponte para a Barroca

Nas próximas horas iria andar por uma zona de exploração mineira. Entristeceu-me ver que alguma da poluição produzida ia parar ao rio.

Minas junto ao rio

Muitas das estruturas e casas de apoio às minas estão em ruínas e ao abandono. Seguindo agora pela estrada M512 tem-se uma visão dramática da aldeia de Cabeço do Pião, julgo ter sido uma aldeia de apoio aos trabalhadores mineiros.

Cabeço do Pião

E eis que me aparece ao longe a Serra da Estrela e a Torre, bem visível num dia como o de hoje.

Serra da Estrela e Torre

Ainda passaria por mais duas povoações bem interessantes neste dia: Ourondo e Barco, ambas pertencentes ao concelho da Covilhã.

Ourondo

Barco
A minha dor no pé direito é que não melhorou e ao fim do dia tinha um inchaço na região lombar do pé. Há que saber ler os sinais do corpo e quando parar. Ainda não era desta que iria chegar ao fim da GRZ, no Covão d´Ametade na Serra da Estrela. Talvez para a próxima alcance o meu objectivo. Até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário