segunda-feira, 6 de julho de 2015

Caminho Português Interior de Santiago - Dia 11

Comecei a caminhar por volta das 6H ainda mal o sol tinha nascido. Talvez por ser Domingo tive dificuldade em encontrar um café aberto para o "desayuno" . Passei a ponte sobre o rio Minho e à saída da cidade houve uma subida de cujo cume se abarcava uma vista sobre toda a cidade e envolvente.

Ourense ao amanhecer
Hoje foi um dia de muita natureza com passagens por zonas de bosque e floresta lindíssimas.


Almocei em Cea no café-bar "O Camiño" . Foi um bocadillo de jamón, o primeiro desde que entrei na Galiza. À saída desta povoação há 2 continuações possíveis, bem assinaladas. Escolhi a que passa pelo mosteiro de Oseira, mais a norte e mais longa que a variante a sul. O Caminho segue por antigas vias Romanas usadas no passado para o comércio do famoso pão de Cea. Existe até uma rota que recria esta tradição.


O colossal mosteiro de Oseira é deslumbrante e domina a pequena aldeia com o seu tamanho. Deambulei pelo seu exterior a visitar o que dava para visitar. Neste mosteiro existe um albergue de peregrinos onde entrei mas onde decidi não ficar pois ainda me sentia capaz de andar mais algumas horas e ir até ao albergue de Castro-Dozón. Não era meu objectivo andar a coleccionar albergues e carimbos mas sim chegar a Santiago.

Mosteiro de Oseira
Entrei num café em Oseira para tomar um pequeno lanche e ganhar forças para o que restava do dia. Olhando para o mapa, o desvio que parecia pequeno veio a revelar-se um osso duro de roer. Os kms pareciam não ter fim e troços ouve que se revelaram bem difíceis, até para um peregrino a pé como eu. Apesar da dureza valeu a pena.


Ao chegar a Castro-Dozón entrei no primeiro café aberto que vi e fui perguntar pelo albergue. Afinal era só continuar a estrada que estava a seguir e 300m depois cheguei ao albergue municipal. Custou-me muito este dia. Acabei de andar às 18H e estava com dores nas pernas e pés.

Albergue de Castro-Dozón
Depois do duche e acomodação voltei ao café onde tinha parado para jantar, novamente um bocadillo.






Sem comentários:

Enviar um comentário