terça-feira, 30 de junho de 2015

Caminho Português Interior de Santiago - Dia 5

Neste dia ia fazer a minha despedida do alto Douro vinhateiro. Já chegava de agruras. Considero esta a parte mais difícil do Caminho do Interior, mas também uma das mais bonitas. Nesta manhã, a seguir a Assento passei por meio de vinhas, em parapeitos que mal dão para uma pessoa. Quem vier de bicicleta terá de usar uma alternativa, para bem da sua segurança.


O pequeno-almoço foi tomado em Relvas, no café local. Aqui o dono parece estar já habituado aos peregrinos, pois ofereceu-me o carimbo da casa antes de eu o pedir.
Cheguei a Vila Real por volta das 11H e decidi esperar até à hora de almoço, o qual fiz no self-service de uma superfície comercial.

Sé de Vila Real
A meio da tarde cruzaria o rio Corgo e depois de uma subida chegaria à antiga linha de comboio do Corgo, agora uma memória apenas pois encontra-se desactivada.

Antiga estação e linha do Corgo
Daqui até Parada de Aguiar, local onde estava o albergue para este dia, foi sempre por esta pista de nível, primeiro em terra batida, depois em asfalto. E foram kms sem fim até chegar ao destino. 


Cheguei a Parada de Aguiar perto das 19H. À entrada da aldeia um habitante que andava a pastar o seu gado quis saber se era peregrino e de onde vinha. Simpaticamente deu-me indicações para chegar ao albergue. Já dentro da aldeia outros populares iam-me dando indicações amavelmente, mesmo sem eu pedir. 
Este é um albergue de natureza da CM de Vila Pouca de Aguiar e resultou da reconversão de uma antiga escola primária. Telefonei na véspera a avisar que ia chegar.

Albergue de Parada de Aguiar
Fiz o telefonema para o contacto afixado à entrada e poucos minutos depois veio a alberguista abrir a porta e mostrar-me as instalações. E que instalações!!! Fiquei deveras agradado com o que vi. Cozinha nova e totalmente equipada com frigorífico, sala de estar com sofás e lareira, casas de banho novas e asseadas. Senti-me como se estivesse num pequeno hotel.
Foi o melhor prémio que podia receber para um dia como este. Estava completamente nas lonas, julgo ter feito 40 e poucos kms neste dia. Foi um dos dias mais duros do Caminho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário