sexta-feira, 19 de junho de 2015

Grande Rota do Côa - Epílogo

O dia seguinte foi dedicado a regressar ao ponto de partida, a aldeia de Foios. Apanhei 4 autocarros. Primeiro foi o expresso para a Guarda, com mudança de autocarro em Celorico da Beira. Depois foram os autocarros da Viúva Monteiro para o Sabugal e finalmente para os Foios, onde cheguei perto das 18H.
Em relação à Grande Rota devo dizer o seguinte:
- A sinalização está bastante bem implementada, sendo as placas metálicas direccionais uma mais valia a acrescentar à tradicional sinalética
- As condições dos trilhos estavam de um modo geral boas excepto a seguir à ponte da N221 em que a vegetação cresceu e engoliu por completo os caminhos existentes.
- Em relação ao abastecimento de água, os cafés de aldeia só têm garrafinhas de 33cl. A água das fontes apesar de ter bom aspecto, nem sempre sabe bem. A água do Côa tem mau aspecto e sabe mal. Deduzo que não seja de todo saudável. Se fosse hoje teria levado um filtro de água ou pelo menos pastilhas de purificação de água. Durante os meses de sol e calor há que ingerir vários litros de água por dia.
- O website da rota está bastante completo e fornece muita informação útil como sejam as opções de alojamento e restauração e atrações turísticas. Também é possível visualizar os mapas da rota online e fazer a descarga dos ficheiros para GPS dos percursos pedestre e de BTT/equestre. A app da Grande Rota do Vale do Côa para smartphone ou tablet está funcional e permite fazer o download dos mapas das etapas para posterior consulta. No entanto é preciso estar online.

Saudações caminheiras. Até uma próxima rota!

Grande Rota do Côa

Sem comentários:

Enviar um comentário