domingo, 7 de junho de 2015

Grande Rota do Côa - Dia 2

O primeiro ponto de interesse do dia surgiu com a passagem pela capela do Espírito Santo em Quadrazais.

Capela do Espirito Santo
Depois o percurso seguiu para o interior da Reserva Natural da Serra da Malcata, passando por bosques frondosos e subiu dos 830m aos 1077m do alto da Machoca, de onde se tem uma vista previlegiada sobre a zona do Sabugal e serra da Estrela.

Alto da Machoca
Depois segui-se uma descida até à aldeia que dá o nome à serra: Malcata (ou será que foi a serra que deu o nome à aldeia?)
Malcata
O percurso segue depois pela margem esquerda da barragem do Sabugal, por caminhos comuns aos percursos do Centro de BTT do Sabugal. Nesta margem existe um percurso interpretativo com cerca de 25 pontos de interesse e sinalética própria.

Barragem do Sabugal
A aproximação ao Sabugal foi feita pela margem direita bem junto ao rio e com alguma dificuldade pois já há erva e silvas em crescimento a querer invadir o trilho. Vencida esta dificuldade passa-se na praia fluvial do Sabugal, já com banhistas devido ao calor que se fazia sentir. A passagem pelo castelo é obrigatória e entramos no interior da vila onde há outros motivos de interesse, como a torre sineira.

Castelo do Sabugal
Foi nesta vila que almocei e descancei um pouco para não apanhar as horas de pico de calor.
De novo nos trilhos, o percurso segue por zonas de muita sombra e vegetação luxuriante. Os pescadores são frequentes nesta área e os trilhos estão bem definidos derivado à sua passagem. Também passo por vários açudes que dão outra beleza e som ao local.


Perto de Quinta das Vinhas segui a sinalização de BTT por não encontar a pedestre. Em alternativa havia apenas um desvio para Rendo.



Sem comentários:

Enviar um comentário