segunda-feira, 8 de junho de 2015

Grande Rota do Côa - Dia 3

O percurso continuava junto ao rio por curvas apertadas através de bosques fechados e com zonas de muita sombra. Era coincidente com o PR1 do Sabugal: meandros do Côa. Na zona de Rapoula do Côa deixei a sinalização pedestre e fiz o percurso de BTT que passa pela aldeia, ao contrário do pedestre que segue na margem do rio.


Foi nesta aldeia que tomei o pequeno almoço num café. Ainda pude assistir aos preparativos para uma procissão que consistiam em espalhar pétalas de flor pelo chão.
Foram várias as travessias do rio que fiz neste dia, mas sempre em segurança pois não havia o perigo de alagamento.


Ao início da tarde passei na ponte medieval de Sequeiros, que em tempos idos já permitiu a passagem de veículos. Ainda está de pé uma torre onde se procedia ao pagamento.

Ponte de Sequeiros
A seguir a Porto de Ovelha a rota segue por trilhos usados pelo gado na margem esquerda. São visíveis as suas pegadas. Apesar de ser a zona que é está muito bem sinalizado. Tenho de abrir e fechar algumas cancelas e passo por várias propriedades agrícolas onde se avistam algumas noras já sem uso que eram usadas para trazer água do rio para as plantações.


Aqui são visíveis socalcos para cultivo em ambas as margens do rio.




Sem comentários:

Enviar um comentário